Quem sou eu

Minha foto
Viamão, RS, Brazil
Trabalhador, de Esquerda e Socialista!

Meu Site

Meu Site
Um Click e conheça quem é Itamar Santos

Total de visualizações de página

1ª CVS Rs

1ª CVS Rs
6,7 e 8 de Outubro de 2017 na FETAG RS.

1 ª CVS RS

1 ª CVS RS
Fetag RS

Eleição do CES RS

Eleição do CES RS
Eleito Vice Presidente do CES RS em 15-12-16

O Nosso Estado.

O Nosso Estado.
Rio Grande do Sul

terça-feira, 11 de março de 2008

Feijão com Arroz ou Etanol?

Todos nós sabemos que o Brasil foi colônia de Portugal que por conhecidência no dia 08 de março deste ano, marcou os 200 anos da chegada da família real portuguesa no porto do Rio de Janeiro, vinda em fuga da Europa que era dominada por Napoleão Bonaparte.
Mesmo após a proclamação da Republica continuamos dependendo de “ajudas” externas, aí veio à Inglaterra e agora os Estados Unidos e seus aliados do FMI ou do Banco Mundial, instrumentos de dominação e exploração das riquezas brasileiras de igual valor àquelas que os Portugueses saquearam durante séculos.
A corrida mundial pela energia já vem de longa data, guerras são realizadas em nome da conquista de cada vez mais controle de territórios ricos em fontes energéticas como o petróleo, urânio e gás natural. Mas essas fontes são finitas e as grandes potências imperialistas como os EUA e seus aliados da Europa sabem disso.
E para sustentar os seus mecanismos de exploração necessitam de mais energia e desta vez, energia renovável. O ataque se dá nos países mais pobres como a África e as Américas Central e Latina, no México o milho, produto característico daquele país, foi substituído por sementes Transgênicas e seus produtores “incentivados” a produzir milho, transgênico, em larga escala para exportar aos EUA a troco de banana, enquanto o povo mexicano paga muito caro por um produto tradicional, sem contar que toda a cadeia alimentar sofre acréscimos vertiginosos devido ao avanço da monocultura do milho.
No Brasil a situação não diferente da mexicana, por aqui “os investimentos” são nos chamados “agrocombustiveis” que tiveram o seu inicio como o advento do Pró-alcool a mais de 30 anos. O Jornal Brasil de Fato n°259 publicou uma edição especial pautando os agrocombustíveis embasados em dados estatísticos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socio-econômico (DIEESE).
Esses estudos mostram que em 2007 a cesta básica aumentou mais que o reajuste dado ao salário mínimo o qual foi majorado em um pouco mais de 8% no mês de abril daquele ano, mas em Aracaju (SE) o aumento foi de aproximadamente 24%, ou seja, três vezes mais. Para se ter uma idéia, o feijão teve um aumento de 150% em 2007 e bateu os 222% de aumento em Natal (RN). Mas, não foi só o feijão o grande vilão dos aumentos, com ele subiram de preço a carne, o leite, o café, e o óleo de soja, sendo esse ultimo um dos produtos que compõe a base dos bioenergéticos que serão os mantenedores dos carros de luxo dos ricos da América do norte e da Europa.
A que se deve esse aumento? A resposta é a mesma dada na experiência mexicana, ou seja, o principal motivo por toda essa carestia é a crescente demanda mundial pela produção de agrocombustíveis, admitida por especialistas do setor e pelo próprio Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, representante do agronegócio no governo de coalizão.
Enquanto a cana-de-açúcar e a soja batem recordes de produção todos os anos os dados oficiais do Instituto de Economia Agrícola, aponta para a diminuição das áreas plantadas de 32 produtos agrícolas cabendo ressaltar a perda de território do arroz em 10%, do feijão em 13%, do milho em 11%, da Batata em 14%, da mandioca em 3%, do algodão em 40%, do tomate em 12% e a redução de 1 milhão de bovinos com a conseqüente queda da produção de carne e leite nos anos de 2006 e 2007.
Isso significa dizer que o Brasil está optando em manter o comercio externo que paga uma ninharia pela nossa soja e pela nossa cana porque é “vendia” inatura não gerando o que os economistas chamam de valor agregado em detrimento de mais de 14 milhões de brasileiros famintos que sobrevivem com R$ 3,00 por tonelada de cana cortada, ou seja, o cortador de cana-de-açúcar tem que cortar duas toneladas por dia para comprar um quilo de feijão e se encontrar o feijão a esse preço.
A situação é alarmante e a grande imprensa colonial permanece calada perante esses fatos que estão matando de fome milhões de pessoas no Brasil e no mundo para sustentar os seus privilégios e de seus imperadores.
Não te cale!!! Não nos calemos perante a esse “genocídio silencioso.”
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão,11-03-2008

"COMO É CHATO SER GAÚCHO (A) !"

Recebi este texto de um amigo que se orgulha muito de ser gaúcho. Como orgulho é um sentimento que anda em desuso resolvi compartilhar com vocês esse sentimento e de como é bom a gente sentir orgulho daquilo que somos.
... ENTÃO VAMOS LÁ!
É fácil perceber porque o Casseta (aquele programa da rede Globo) e algumas pessoas de outros Estados gostam tanto de fazer piadas sobre os gaúchos:
-A miss Brasil é gaúcha.
-A melhor modelo do mundo é gaúcha.
-O melhor jogador de futebol do mundo gaúcho. -Temos um time que é capaz de ser campeão com apenas 7 (sete) jogadores em campo.
-Temos outro que apesar de ser roubado é capaz de chegar vivo na ultima rodada do campeonato.
-O atual Campeão do Mundo é gaúcho.
-A melhor atleta olímpica brasileira é uma gaúcha.
-O maior centro de transplante do Brasil é no Rio Grande do Sul.
-É o único estado brasileiro que possui uma 'Brigada' Militar e não uma 'Polícia' Militar;
-O campeão do mundo de judô é gaúcho.
-É um estado onde o gaúcho chama sua mulher de 'prenda' que significa algo precioso, uma jóia.
-O melhor futsal do Brasil e possivelmente do mundo é gaúcho.
-O estado com o maior número de títulos nacionais no futebol é o Rio Grande do Sul.
-O melhor padrão de vida do Brasil é no Rio Grande do Sul.
-O Centro-Oeste do País, está virando uma potência agrícola graças aos Gaúchos que emigraram para lá.
-O presidente mais importante da história do Brasil foi gaúcho.
-O prato mais apreciado e popular (em restaurantes) do país é o churrasco.
-São gaúchos muitos dos melhores profissionais de comunicação que as grandes redes nacionais a começar pela rede Globo, que vêm buscar aqui para qualificar os seus quadros.
-Dos 105 anos de República brasileira, gaúchos (Getúlio, João Goulart, Médici e Geisel) governaram o país durante 29 anos (quase 28% do tempo). Mas na boa mesmo, as piadas atribuídas a nós Gaúchos são apenas uma compensação pela grande dor-de-cotovelo que aqueles frustrados acima do Mampituba sentem quando olham para o que eles dizem ser o fim do País, mas que na verdade é o ponto sobre o qual o Brasil se apóia.
O MELHOR DE SER BRASILEIRO...
... É SER GAÚCHO!!!!!!!
SE TU ÉS COMO EU, QUE TEM ORGULHO DE SER GAÚCHO AJUDE A ESPALHAR ESSA MENSAGEM PARA TODO O BRASIL SABER QUE É MUITO BOM SER BRASILEIRO E ACIMA DE TUDO, GAÚCHO DE CORPO E ALMA.
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão, 11-03-2008.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Direito a Vida!

A campanha da Fraternidade, lançada recentemente, trás como tema “Fraternidade e Defesa da Vida”. Esta campanha está mobilizando todos os seguimentos da sociedade brasileira para uma reflexão sobre os valores e sobre o significado da vida.
Logo após o lançamento oficial, pela CNBB, no qual fica clara a opinião da cúpula religiosa reafirmando sua contrariedade ao aborto, a eutanásia e ao uso de camisinha surgiram varias manifestação que questionam essa visão conservadora da direção da Igreja Católica. Entre esses questionamentos foi publicado o “Manifesto de Católicas pelo Direito de Decidir” onde são apontados varias contradições que segundo as defensoras do manifesto antecedem a discusão ou a proibição do aborto, da eutanásia, da prevenção da AIDS com o simples uso da camisinha, das pesquisas com células-tronco, do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, do segundo matrimônio, da ascensão das mulheres na hierarquia da Igreja Católica, do planejamento familiar e da distribuição criteriosa de contracepção de emergência nos casos de estrupo.
O Direito a Vida é mais amplo que uma mera opinião de ser ou não ser contra o aborto, a eutanásia ou a pena de morte. Como bem lembraram as signatárias do “Manifesto de Católicas pelo Direto de Decidir” quando transcreveram uma passagem do Evangelho de Jo 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundancia”.
O que será que Cristo quis alertar a humanidade com essa afirmação? O que Cristo diria hoje a respeito de temas tão importantes e contraditórios como esses ora em debate?
Acredito que Cristo estaria do lado daqueles que Ele sempre esteve dos pobres e dos humildes, a meu ver seria um homem de esquerda que não se renderia aos luxos do capital e saberia discernir entre um aborto legal e um ilegal, ou seja, uma mulher que foi estrupada deve fazer um aborto, ou se ela corre risco de vida, ou se o feto não tem cérebro, porque nestes casos não haverá amor e em conseqüência não haverá “vida em abundancia”. O que dever ser proibido é o aborto clandestino.
O que se deve ter disponível na rede pública de saúde é um amplo programa de planejamento familiar onde os homens sejam incluídos nesta responsabilidade dividindo assim o dever de oferecer vida em abundancia para seus filhos e filhas. A questão não é só liberar por liberar, porque o aborto não deve ser utilizado como um método anticonceptivo para homens e mulheres irresponsáveis que só pensam no prazer.
Como é prazeroso fazer sexo, mas desde que seja com responsabilidade e devidamente protegido. Tudo aquilo que seja em defesa da vida deve ser utilizado, por isso a eutanásia é uma atitude que vai contrario a defesa da vida, pois entendo que tudo o que a ciência tiver para colocar a disposição da humanidade em equidade através dos serviços públicos deve ser utilizado como instrumento de adiar a morte.
Com esse raciocínio já me declaro contrario a eutanásia pelo simples fato de uma pessoa estar entre a vida e morte, a meu ver, não tem condições de decidir sobre sua própria vida, recaindo esse dever de lhe proporcionar todos os instrumentos (medicamentos, médios e Hospital, etc...) ao poder publico.
Não podemos e não devemos aceitar a aprovação de projetos como o apresentado pela ONG Instituto Brasileiro de Direitos da Família (IBDFam) que apresentou uma proposta de Instituir a Legalização do Parto Anônimo que pretende complementar um projeto de lei do Deputado Eduardo Valverde (PT-RO), conforme matéria do jornal Correio do Povo de 02-03-2008. Se por acaso essa aberração for aprovada nós (humanidade) retrocederemos aos idos dos séculos XIX e XX onde se praticava a chamada “roda dos enjeitados” ou “roda dos expostos” como a que funcionou na Santa Casa de Porto Alegre de 1837 a 1940.
Nem um Cristão de Fé admitiria esse sistema como sendo de “vida em abundancia”, pois essas pessoas não teriam a plena cidadania, não teriam origem. A discusão não é meramente religiosa ou meramente cientifica porque seria muito fácil ficar de bem com o Papa é só aceitar cegamente as imposições eclesiais ou para ficar de bem com o Lula deveríamos aceitar que a decisão final esteja com os cientistas que poderiam manipular a seu bel prazer às células tronco, as mutações genéticas sem que a sociedade possa fiscalizar e exigir dos poderes constituídos o devido acompanhamento e a aplicação dessas descoberta em beneficio de toda a humanidade.
Decisões desse tipo não devem ser tomada sem um profundo e amplo debate nacional onde toda as duvida sejam sanadas onde todos os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional sejam amplamente divulgados pela imprensa escrita e falada possibilitando assim que nós, os pobres, tenham condições de saber e entender o que os legisladores querem fazer em nosso nome. Em um sociedade democrática devemos nos orientar por certas regras e essas regras são as leis; por isso devemos estar sempre atentos naquilo e naqueles que fazem as leis, nos que executam essas leis e naqueles que julgam essas mesmas leis.
ver.itamarsantos@terra.com.br
Viamão 10 de março de 2008.

6ª Conferência Estadual de Saúde, de 1 a4 de Setembro de 2011, em Tramandaí/RS

14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de Novembro a 04 de Dezembro, em Brasilia.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.

1ª Conferência de Saúde Ambiental de Viamão.
Itamar Santos é eleito Delegado à etapa Estadual.

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual

Representantes de Viamão na I Conferência Nacional de Saúde Ambiental-Etapa Estadual
Verônica-PMV, Delmar-ONG, Simone-UAMVI, Itamar Santos-Mov. Sindical.

A Igreja Matriz de Viamão.

A Igreja Matriz de Viamão.
Referência de um Povo.
Powered By Blogger

As 10 estratégias de manipulação midiática, por Noam Chomsky

Neoliberalismo e Globalização. Saiba o que são!

Juizes e suas Mordomias! Isso o JN não mostra.

CHÊ

CHÊ
O Maior Revolucioário que já viveu!!!

Bandeira do nosso time.

Bandeira do nosso time.

Eu sou Gaúcho

Eu sou Gaúcho
Mas,bah! Tche!

fidel

fidel
Um Lider

Saramago disse:

Eu na Internet

Charges que falam por si!!!!

Charges que falam por si!!!!
Sarney

Ataque aos Trabalhadores I

Ataque aos Trabalhadores I
Bm usa cavalaria contra MST em São Gabriel.

Ataque aos Trabalhadores

Ataque aos Trabalhadores
Trabalhadores encurralados pela BM em São Gabriel.

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS

Assassinato do Trabalhador Rural Elton Brum em São Gabriel-RS
Marcas do tiro de calibre 12, arma da BM do Governo Yeda(PSDB,PMDB,PTB,PP,DEM) - Fotos do rsurgente-

Assassinato de São Gabriel

Assassinato de São Gabriel
Tiro a traição, da BM, mata trabalhador rural em São Gabriel.

A Guerra.

A Guerra.
BM usa armas de guerra contra MST em São Gabriel.

Paim prestigia ato em Viamão.

Paim prestigia ato em Viamão.
Paim observa discurso de Itamar Santos.

E o Congresso?

E o Congresso?
Sarney

Os Congressistas.

Os Congressistas.
Da coleção Sarney 2009

Visitantes. A partir de 05/10-2009

Paim em Viamão.

Paim em Viamão.
Ronaldo, Senado Paim, Itamar Santos e Ridi.